segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lua de Mel de Bike ou simplesmente "Bike de Mel" pelo Nordeste. Parte 1 - Ceará

Olá à todos os ciclopaixonados que acompanham nossas cicloaventuras.
Desta vez a aventura foi apaixonante literalmente falando, pois eu e a Bia fizemos uma cicloviagem de Lua de Mel, isso mesmo...LUA DE MEL....ou assim como apelidamos de “Bike de Mel”.


Casamos no dia 19/07(tô anotando pra nunca esquecer, hehe) e no dia 22/07 seguimos rumo ao Ceará, lógico que as bikes foram junto. Muito rapidim, uai!! Já estávamos em Fortaleza, e de lá pegaríamos um ônibus da "Fretcar"(paga-se quase uma passagem inteira para transportar as bikes) até Jijoca do Jericoacora e depois uma "jardineira" até Jericoacoara, tínhamos de atravessar dunas e com o peso das bikes era impossível pedalar por ali.
A aventura foi a AVENTURAAAA, pois nunca tinhamos pedalado tanto por um litoral e nem imaginávamos os macetes de como fazer, como por exemplo ler tábua de maré, direção de vento, areia fofa, travessias de rios...enfim....














Em Jeri, conhecemos o Mario e o William que nos deram dicas preciosas para contemplarmos aquele Estado tão magnifico. Um abraço amigos. 
Foram num total de 17 dias pedalando no litoral do Ceará e Rio Frande do Norte, conhecendo cultura, comidas, belezas e o mais bacana de tudo, pessoas. Fica aqui desde do inicio desta postagem minha eterna gratidão aos que nos ajudaram nesta cicloaventura.

Chegada a hora, teríamos de partir e conhecermos outros lugares e pessoas. Tentamos pela praia do Preá, praia a frente de Jeri, mas a areia fofa nos fez repensar. Voltamos então para Jijoca, em terra firme as bikes rolam melhor ainda mais com o alforge cheio e pesado.
Seguimos pelo asfalto até Cruz, depois Acaraú e Itarema, por fim, Icaraí de Amontada onde ficaríamos por aquela noite. 


Era domingo e iniciva-se a missa na pequena igreja de Icaraí de Amontada e ao final da missa conhecemos o casal de médicos, Dra. Aldenora e o Dr. Ronald que nos acolheram e fomos  para sua casa, tivemos o privilégio de conhecer seu filho e neto, Sasha e Jonas. Uma família com histórias incríveis, pessoas com coração muito grande e puro. A providência Divina é maravilhosa. 


Não estávamos acostumados com o sol do nordeste, deu uma baita preguiça de sairmos, esperamos o céu amenizar seu calor e seguimos para a praia de Caetanos, uma praia de simpáticos pescadores, dormiríamos por lá.



O vento contra já nos dera lições de que não poderíamos brincar com ele, em Camocim tomamos um jateamento de areia nas canelas; de Icaraí de amontada até Caetanos o mesmo se feito. Resolvi com a Bia, sairmos as 05 hs da manhã e sentirmos como era o vento. Percebi que pela madrugada o vento ameniza sua força e dá para pedalar sossegado, estava aprendendo a lidar com a natureza daquele local.



Baleia de Itapipoca

Passamos por Baleia de Itapipoca, local que já encalharam algumas baleias, por isso o nome. Seguimos até a balsa do Rio Mundaú até a praia de Mundaú.

Balsa do Rio Mundaú
Em alguns pontos com a maré baixa, conseguia atravessar os rios carregando as bikes, mas na maré alta era de balsa mesmo. Todos os rios são transponentes, ou balsa ou à pé mesmo. So não recomendo atravessar o Rio Paracuru.
De Mundaú, passamos por mais uma praia reduto de pescadores chamada Emboaca, o vento estava muito forte, paramos para descansar e a Bia se sentia exausta, ali é um vento pra cada um, hehe.
Foi com vento forte até Flecheiras, uma das praias mais lindas do Ceará.

Flecheiras
De Flecheiras seguimos para Guajiru e Lagoinha, mas antes, tive de esperar a maré baixar para atravessar no "muqui" as bikes no Rio Trairi, a Bia ficou preocupada, mas estava sossegado para passar.



Uma das bikes já do outro lado do Rio Trairi

Lagoinha







Descansamos 2 dias em Lagoinha, recomendo essa praia, linda demais.







Veio o momento mais tenso da viagem. Sei que é muito ruim, mas irei fazer uma crítica.
Desde de Jeri, todos que eu encontrava e perguntava pra onde estava indo, me aconselhavam a não passar por Fortaleza devido a assaltos constantes e muita violencia. 
Falta segurança e a policia cearense é muito aquém do que deveria ser. No entanto que, recomendaram o seguinte: "Se vier um policial na calçada em sua direção, atravesse a rua e não cruze com ele, eles são piores que bandidos". 
Opa, fique assustado!!
Logo a instituição que mais necessitaria não poderia contar infelizmente.
Resolvemos seguir para Taíba e de lá pegar um onibus até Beberibe, pulamos Fortaleza e as praias próximas que foram recomendadas pelos moradores a não entrar.

Seguimos direto pra Beberibe, onde encontraria o nosso anfitrião e ciclista Odin Silva. Grande pessoa, sensacional ele, sua esposa e seus pais. Fizemos uma grande amizade e espero voltar lá e porque não, eles vierem pra cá também né???rsrsrs!! De bike!! Passeamos pela praia do Morro Branco e praia das Fontes.

Beberibe - Praia Morro Branco


Eu e o Odin na Praia das Fontes

Banho rejuvenecedor


Familia linda
Nos despedimos da família do Odin e seguimos rumo a Canoa Quebrada. Muito obrigado Odin, vocês foram anjos que nos acolheram.

Aracati é o município da praia de Canoa Quebrada.
Aracati significa "Bons Ventos", local predileto para a prática do Kite Surf.
Pensando nisso, eu e a Bia, resolvemos sair 2hs da manhã de Beberibe, eram 70km até Aracati e não queríamos que o vento contra atrapalhasse nossa viagem daquele dia.
Muito rápido estávamos em Fortim e logo Aracati, faltavam 12km até Canoa, mas o vento ainda estava brando e não atrapalhou muito. O vento começa a ficar forte a partir das 09hs da manha, e vai forte até a noite.


Chegamos em Canoa Quebrada, e conhecemos o anfitrião Tio Bill. Ele tem um projeto de cicloturismo chamado "Em busca de Solidariedade Humana", que percorre 13mil Kms pelo Brasil. Ficamos da casa dele e de sua esposa Celi. Fantástico foi conhecê-los.



Por do Sol nas Dunas em Canoa






Bia, Tio Bill e Emerson

De Canoa, seguimos para Icapuí e Tibau, divisa do Estado do Rio Grande do Norte.
Nessa  primeira parte, agradeço ao povo cearense pela hospitalidade e alegria. Me diverti muito com vocês.
Já já o trecho do Rio Grande do Norte, a aventura continua.......



Nenhum comentário:

Postar um comentário