sábado, 10 de novembro de 2012

São Paulo à Ilha Bela - via Estrada da Petrobrás

Olá à todos.
Conhecer o mundo de bike deve ser um grande divisor de águas na vida de alguém, já presumo isto pelas experiências adquiridas nestes anos de cicloturismo que temos, rodando apenas em território nacional, onde não temos problemas com dialetos e comidas.
A Estrada da Petrobrás foi a mais nova empreita realizada e irei descrevê-la nesta postagem.
Saímos dia 01/11/2012, exatamente um ano após estar no Caminho da Fé, desta vez só eu e o Paulo encaramos este pedal, que por sinal, estávamos estudando, pedindo opiniões e informações sobre o trecho.
As informações não eram muito animadoras, já que diziam que o pedal era bem difícil e que o ideal seria fazer em dois dias, acampando no mato mesmo. Enfim, fiz o planejamento saindo da zona leste de SP até Salesópolis no 1° dia, percorrendo aproximadamente 100km, e de Salesópolis iria para Caraguatatuba no 2°dia percorrendo 73km com altimetria pesada, seguindo o roteiro de Rodrigo Telles http://www.clubedecicloturismo.com.br/roteiros/sol/Estrada%20do%20Sol.pdf, um espetáculo de descrição sobre o trecho, imprimam que quiser ir.



Deixamos o posto de parada e seguimos, apenas uma paradinha antes de Mogi das Cruzes para comermos um doce de banana. Daí, fomos parar restando 3km para chegarmos ao Camping Portal, da Dn. Ruth(informações do camping com detalhes em http://adhocbikers2.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html) para enfim almoçarmos.
Lanchonete na subida da Mogi-Dutra. Caminho por baixo do viaduto.




Chegamos no Camping Portal por volta das 14hs, armamos acampamento e fomos ao centro de Salesópolis para comprarmos frutas para nossa janta, já que, de tanto comermos no almoço, não queríamos comida.
Por volta das 19hs, já estávamos nos preparando para dormir, já que às 04:30 estaríamos novamente de pé... ou melhor, em cima da bike. O Camping Portal em Salesópolis(http://livefotomania.blogspot.com.br/) foi a opção mais em conta(R$15,00), e para nosso propósito, foi uma boa opção.






Acordamos antes mesmo das galinhas e galos acordarem, levantamos acampamento e esperamos a padaria abrir, tomamos um café reforçado e com muitas frutas no alforge, seguimos para a famigerada Estrada da Petrobrás, que liga Salesópolis à Caraguatatuba.



A Estradada Petrobrás, já de inicio, mostra seu cartão de visitas, uma subida que a qual veríamos constantemente dali em diante. Garoava no início, mas ao fundo, vendo o alto das montanhas, uma névoa forte nos mostrava que o trecho não seria fácil, ainda mais com chuva.


Preparei minha capa de chuva e quanto mais subia, mais frio e mais água caía do céu, e assim seguimos firme e forte. Devido ao trecho ser de terra e pedras soltas, em algumas subidas e até descidas, tínhamos de, humildemente, pular de nossas bikes e empurra-la morro acima ou morro abaixo, pois o trecho era muito técnico e estávamos pesados com alforge e barraca, segurança acima de tudo. Gostaria de ter clicado mais fotos, mas minha câmera não é prova d'agua, fora o visual que estava bem comprometido devido ao mau tempo.

Após uns 15km partindo do Camping Portal, nos depparamos com o Rio Tietê, sim.. o mesmo que corta a cidade de São Paulo, só que vimos um Rio limpo, com peixes... até bebi a água dele.





Depois que passamos o Rio Tietê, a chuva engrossou, o trecho começava a ficar cansativo e perigoso, resolvemos diminuir o ritmo ainda mais, além das subidas, as descidas tínhamos de descer bem na moralzinha.
Existem vários riozinhos, pontes e o visual é fantástico, o problema é que o tempo estava carrancudo, mas para quem estava ali, ao vivo, nem sentia muito... o prazer do pedal compensa qualquer coisa.




Existem duas cascatas, mas só fotografei uma, pois a outra, além de estar embrenhada no mato, estava chovendo muito e não quis comprometer minha câmera. O trecho em diante é fora de sério, muito bonito o local.








Chegamos ao Parque Estadual da Serra do Mar, logo a frente, uma "subidinha" daquelas que tu tem de ter muuuuuita perseverança para empurrar, pois a cada passo, tu escorregava 1/2 passo de volta.... um paredão!!




Chegamos ao topo após uma BAITA subida, segundo meu GPS, deu 1219 metros, onde tem umas Antenas e umas Pedras de uns 5.... 6 metros de altura, que os caras falam que é um Gato Gordo.... enfim, não consegui ver isto...


Pensamos que dali em diante o trecho seria mais tranqüilo... ledo engano!!!
Começava uma sequência de subidas e descidas, cada uma mais dolorida que a outra... e CHUVA!!
Seguimos assim mesmo, não tínhamos outra escapatória.... haha!! Mas somos forte e perseverantes.. seguimos até a Petrobrás, na base intermediaria de bombeamento de oleoduto.




O que me deixou muito intrigado, foi um enorme viaduto no meio do mato... que liga nada à lugar nenhum.. não sei qual seria a intenção daquela obra, mas com certeza, um descaso com o dinheiro público.


Enfim, já estávamos no fim da Estrada da Petrobrás, faltando muito pouco, encontramos um bar e foi onde esperamos a chuva dar uma cessada e continuarmos, as subidas já estavam pra trás e agora o trecho era plano. Com as energias parcialmente restauradas, seguimos para Caraguatatuba. De inicio, planejamos ficar em Caraguatatuba, no Camping Renascer do Mar, na Av. Atlantica, mas num consenso resolvemos seguir até Ilha Bela, uns 20km pra frente. Assim fomos seguimos para São Sebastião, atravessamos a balsa e às 18:00 fizemos o check-in no Camping Palmar(http://www.palmar.com.br/ - R$30,00 diaria por pessoa - feriado) em Ilha Bela.


Fomos bem atendidos pelo Edson que nos mostrou a área de camping e banheiros, um local muito agradável. O camping desfruta de uma pizzaria, o que deixa os hóspedes bem à vontade.





Levantamos um pouco mais tarde.... 08hs estávamos em pé. Conhecíamos mais a parte Sul da Ilha, mas a parte Norte, que muito diziam que era ruim, resolvemos comprovar disto.
Assim seguimos rumo às Pedras do Sino, na praia de Guarapocaia. Eu e o Paulo, achamos as praias melhores, pois não são badaladas e bem calmas... limpas, por não ter "matilha" de turistas.

Praia do Engenho






Praia de Guarapocaia





Ainda neste dia, sábado, resolvemos voltar às 18:30, nosso bus estaria passando em São Sebastião pela Viação Litorânea(http://www.litoranea.com.br/). Devido ao trânsito do domingo e o mau tempo em Ilha Bela, adiantamos nossa volta. Pegamos a balsa de volta, colocamos nossas bikes no bagageiro do busão e enfim mais uma empreita completada.






Igreja de São Sebastião
Fica aqui minha rota registrada pelo GPS para ajuda http://www.bikemap.net/route/1897505. Pode ser baixado pelo site e ser jogado no GPS específico para trilhas.
Amigos cicloturistas, amantes de viagens e bikes, muito obrigado pela atenção e até o próximo post. Fiquem com Deus.
AdHocBikers

6 comentários:

  1. Pedal de gente grande.. é isso aí

    Percorri essa estrada da Petrobrás em janeiro/2012 pegamos um pouco de chuva no fim do pedal não deu pra curtir o quanto queriamos.. tenho tudo relatado no meu blog.. he he

    Mas foi muito loco

    Abraços

    Alex

    ResponderExcluir
  2. Show de roda Emerson! Com chuva deve ter sido muito difícil pedalar nessa estrada, mas vocês com garra e boa vontade (que não falta aos cicloturistas) vocês venceram mais essa bela aventura!
    Parabéns a todos!
    No ano que vem, se Deus quiser, vamos fazer um pedal juntos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vamos sim Antigão, Deus é o nosso Grande parceiro em nossas cicloaventuras, e por isso, ele não é bobo, quer sim.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson. Me passe um email com seu telefone, quero tirar algumas dúvidas com vc sobre esta viagem que pretendo fazer sexta feira. arison.siqueira@yahoo.com.br
    Obrigad

    ResponderExcluir
  5. cara, sem duvida muito bom!!.. ja fiz este caminho entre salesopolis e caragua sem bagagem e ja achei pesado, mas realmente vale muito a pena!..

    ResponderExcluir