terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Rumo à Ubatuba, por Taubaté.

Tudo começou quando o Testi me falou sobre esta Rod. Oswaldo Cruz, que liga Taubaté à Ubatuba, isso no ano passado.
Como em minha mente, na época, estava querendo fazer a Estrada da Petrobrás já a algum tempo, deixei este projeto do Testi mais para frente.
Neste ano, me instigou ver algumas fotos pelo trecho e o que mais me instigou foi as curvas da estrada e a possibilidade de conhecer a Praia da Lagoa em Ubatuba e combinamos que seria o primeiro pedal do ano, só não saberia o dia ainda. A decisão se deu quando o Gê e o Paulo entraram na parada disse o dia de sua folga e que emendaria com o feriado do dia 25 de janeiro e assim fomos.
Curvas da Rod. Oswaldo Cruz
Praia da Lagoa
O Gê e o Paulo Faria, conseguiram seguir um dia antes, acampando em São Luis do Paraitinga(SLP), eu e o Testi, conseguimos só no dia seguinte, seguindo pela rodovia na madruga, chegamos de viação Passaro Marrom até Taubaté às 02hs da madruga e saímos direto em direção à SLP.




Coreto de SLP
Nunca tive a sensação de cicloviajar à noite, já pedalei trechos ao cair da noite, mas cicloviajar na madruga, foi a primeira vez e digo, é frio pacas!!!

À noite o que achei legal foi o alívio psicológico devido à não observação das subidas, mas sentia nas pernas quando a subida era puxada. Fomos bem pra caramba e às 05:30hs já estávamos em SLP, esperamos o Gê e o Paulo em uma padaria no centro de SLP, tomamos café e juntos seguimos rumo à Ubatuba.

http://goo.gl/maps/3sJaV

O trecho tem várias subidinhas, como mostra o gráfico acima. é praticamente um serrote com dentes bem salientes... Quando chegamos ao topo da serra, antes de despencar, já estávamos exaustos, ainda mais porque eu e o Testi não havia dormido.







Dormir faz toda a diferença para um dia longo de pedal, já tinha passado maus bocados em Minduri-MG quando fui para Barbacena-MG, e estava novamente passando pelo sono em cima da bike. Iriamos para a praia Tabatinga, na divisa de Caraguatatuba, mas o cansaço bateu forte e resolvemos ficar no Camping Itaguá, na péssima praia de Itaguá-Ubatuba, imprópria para banho. O camping ficou à desejar, eu, o Paulo e o Gê não tivemos problemas, mas o Testi sim, teve problemas com a falta de educação de um dos funcionários que ali estava tirando o sossego, na madrugada, da galera que estava acampado em baixo de uma armação de telhado, que se protegiam da chuva, já que a barraca do Testi não era boa para suportar chuva, ele teve de ficar ali. Deixo bem claro que a estrutura do camping é muito boa, o problema foi o tal funcionário.






Camping Itaguá

http://goo.gl/maps/tvUGI

Saímos cedo, em direção à praia de Tabatinga, iriamos ficar lá no Camping do João e conhecer a praia da Lagoa. Chegamos bem, o trecho era curto, porém o Testi, estava exausto demais pois mais uma noite não dormira. O Gê ficou com ele no camping, não quis seguir comigo e o Paulo para a praia da Lagoa, desmontei minhas tralhas, armei acampamento, almoçamos e seguimos direto para a famigerada praia.













O trecho não é tão fácil, quem não tiver o mínimo de condicionamento não consegue seguir até a praia da Lagoa.  Na entrada desta praia deserta, encontramos o Bil e a Pandora, sua Pitbull, defensora de seu território, não quis tirar fotos para não expor a particularidade dele, mesmo porque o que interessa aqui pra gente são as paisagens, mas o cara é gente fina e a Pandora é brava pra caramba.
Esta é a praia da Lagoa, reparem que à frente é Ilha Bela.








A praia é de tombo, perigosa e a areia é muito fofa, cansativa para andar, pouco menos pedalar nela, mesmo próximo à àgua, onde a areia é mais firme. O visual é magnífico e compensatório.

Creio que foi o melhor dia do pedal, na volta desta praia, passamos na praia da Ponta Aguda para dar um tchibum. Esta praia é melhor para nadar, pois não é de tombo e tem um chuveirinho de água doce para tomar banho, muito bom. Não recomendo acesso com carros baixos. Chegando no camping, percebi um barulho no freio traseiro, o barulho existia desde a descida da Oswaldo Cruz, mas aumentou muito quando estava chegando no camping. Desconectei a roda traseira e desmontei a pinça do freio à disco, minha mola, a que fica entre as pastilhas, havia derretido, isso mesmo, derretido. Cortei as pontas e aumentei a força da mola abrindo-a, mesmo assim, fazia barulho, bem menos mas irritava.




À noite, o Gê fez uma macarronada e fomos dormir, estávamos cansados e com o barulhinho da chuva caindo no sobreteto da barraca, creio que nem levou dois minutos para eu embarcar num sono profundo.

Acordamos por volta das 09hs, tomamos café e seguimos, a meta era Ilha Bela, iríamos acampar no camping Pedra do Sino. Porém, já havia avisado à todos que possivelmente voltaria pra São Paulo de Caraguatatuba ou São Sebastião, pois estava muito afim de ficar o restante do feriado com a Bia, minha noiva. Mas o clima me fez adiantar e seguir de Caraguatatuba mesmo, o Testi voltou comigo no bus da Viação Cometa, o Gê e o Paulo seguiram para São Sebastião, a chuva apertou e o planejamento de ir para Ilha Bela foi pro rio abaixo, ou melhor, chuva abaixo. Muitas vezes o planejamento não dá certo, e temos de abortar alguns trechos ou dias de pedal... cicloviajar é assim, segurança em 1° lugar.
Jornal regional de Caraguatatuba, transito de carros e ciclovia livre
Vai meu agradecimento à Viação Passaro Marrom e a Viação Cometa por aceitar numa boa e até ajudar-nos no embarque com nossas bicicletas.

Obrigado Paulo, Gê, Testi por mais um pedal juntos e obrigado Deus, por mais uma oportunidade de viver intensamente.

Referencias de pouso
Em SLP

- Camping Bicho d´água - 20,00 - 12 9103-8552
- Camping Vovô Dumá - 12 3426-9890
Ubatuba
Praia de Tabatinga

Até o próximo post.




2 comentários:

  1. Isso aí, Digo... rolezaço que vai ficar marcado na estória da minha vida!! Obrigado Gê, Paulo, e Emerson, pela companhia!!
    Uma consideração a fazer: evitem o camping de Itaguá! Sofri com a falta de educação de alguns muitos funcionários de lá, que não respeitam a tranquilidade de seus hóspedes. Sem contar que a praia de frente a ele é péssima ( não recomendada para banho ). E pra quem quiser, recomendo o camping do Tio João, aonde fomos bem atendidos, com estalações bem bacanas, um valor justo, e próximo a prais lindas!!!
    Gê, valews por cozinhar pra gente, mais uma vez!!
    brçs a todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito show o pedal.

    Tenho vontade de fazer uma cicloviagem acampando, mas não tenho nada pra camping, teria que comprar, depois se vc puder me mandar umas dicas básicas por email.

    Abraços

    Alex

    ResponderExcluir