quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cicloviagem - Curitiba - PR a Florianópolis-SC (Episódio 2 de 3)

No episódio anterior(clique AQUI), nossa aventura teve início em Curitiba-PR, passando por Morretes-PR e chegando em Matinhos-PR já no litoral paranaense.

Pela manhã em Matinhos, desarmamos acampamento, montamos nossas bikes e nos despedimos do atencioso Genaro. Nossos suprimentos estavam acabando e davam só para o dia, resolvemos parar em uma pequena lanchonete e mandar 2 pizzas brotinho "pros bucho" e um café antes de chegarmos na balsa, que atravessa de Matinhos-PR para Guaratuba-PR, seria a última cidade antes da fronteira com o Estado de Santa Catarina.

Pedágio para motos e carros, bike é "de grátis" :)
Antigão ao lado da bota do Judas.

Após atravessarmos a balsa seguimos para Itapema do Norte, já no litoral Catarinense, o clima estava carrancudo, muito nublado, mas mesmo assim deu para clicar algumas fotos da primeira praia Catarinense.

Want-Want

De Itapema do Norte, viria Itapoá que, pelo planejamento, seria nosso local de pouso. Preferimos seguir em frente, já que era bem cedo ainda, um pouco antes do almoço talvez, o pedal estava sossegado e rendendo muito. A cidade escolhida para nosso pouso seria de agora em diante São Francisco do Sul-SC e assim fomos.
Seguimos por uma rodovia que tem uma ciclovia ao seu lado, parecia que estávamos fora do Brasil, delirando de felicidade e tranquilidade, só que a fome estava apertando. O que tínhamos nos alforges eram 1 lata de sardinha, 1 lata de atum, 4 pães franceses e o pão atômico do Lulis.

A tranquilidade acabou quando o asfalto terminou e iniciava-se o trecho mais difícil e mais engraçada da cicloviagem. Uma "pista" de areião, era a famigerada Av. Lindolfo Freitas Ledoux ou estrada do Glóoooria!!! hahahhaa!! Agora imagine a cena: Eu com uma bicicleta com 2 alforges, dianteiro e traseiro, levando uma "casa" nela, pesando mais que um caminhão e pneus slick 1.5. O Antigão Cicloturista, com um baita alforge pesando uma nave espacial, juntamente com suas traias de camping. Ambos em uma estrada de areião, onde as rodas ficavam pela metade encobertas de areia...."crendeuspai", era cada derrapada, marcha não entrando, estralho na corrente/câmbio e eu rindo demais, igual a um maluco, do Antigão saindo de lado e comendo o capim todo da beirada da estrada.. hehe!!

A fome apertou e tivemos de encostar nossas bikes para comermos. Batemos um rangão de sardinha e atum com pão. A fome era tanta que comemos tudo o que tínhamos, até o pão do Lulis, que eu tinha guardado exatamente para um momento de perrengue como este que estávamos passando. Eu comi um pedacinho e o Antigão mandou pra baixo o bom restante do pão atômico.

No chão, só as migalhas do pão atômico.
Chegamos na Vila da Glória e logo vi uma igrejinha, como domingo não fui à missa, resolvi adentrar à igreja, fazer uma "fézinha" e agradecer à Deus pela viagem que, até então, era só felicidade e que continuasse a nos proteger de todos os "perreios". Por fim, terminei minha oração e o Antigão adentra à igreja eufórico, perguntei à ele o que tinha acontecido e ele disse que tínhamos cerca de 20 minutos para chegarmos na Balsa da Babitonga e que um senhorzinho, morador local, disse à ele que a balsa estaria a 3 km dali e era a última balsa do dia. Pois bem, como tinha planejado o caminho no GPS, o GPS estava acusando 7km até a Babitonga.
Disse ao Antigão para sentarmos a "butina", pois tínhamos não 3 mas 7km pela frente. Só sei que escutava pedra voando, pedaço de pau quebrando e o Antigão voando a 30km/h. A estradinha era ruim demais, porém sem muito areião, só que com muita "costela de vaca", o negócio era tão feio que o Antigão chamou aquilo de "Costela de Bisão", e esse Antigão pedalava, parecia que a Nanica tinha motor 6 cilindros, voava baixo.
Chegamos ao local 7km depois e pasmem, em 12 minutos. Nem eu acreditei.
Cheguei a perder meu celular, a qual uma garota me devolveu quando estava esperando a balsa.
Lembra da "fézinha" que fiz na igrejinha na Vila da Glória?? Pois bem, somado ao pão atômico do Lulis, vi o Antigão voar baixo por aquela estradinha, juro que nunca vi um cidadão pedalar daquele jeito com uma bicicleta aro 20, isso que já estávamos bem cansados devido ao difícil trecho de areia fofa.

Ferry Boat Babitonga.

Chegamos ao outro lado já bem aliviados, já estávamos no município de São Francisco do Sul.
Antes de chegarmos no perímetro urbano, passamos pelas ruínas do "Capitão Mor - O Cabecinha"(A história dele é só clicar no nome). São Francisco do Sul-SC é a 3° cidade mais antiga do Brasil, segundo livros de história.

O destino era a Hospedaria da Bicicleta em São Francisco do Sul, bem no centro da cidade. Só que infelizmente houve um acidente dias antes em uma fábrica local e os moradores tiveram de sair da cidade devido a fumaça tóxica, e o Beto e a Blé Binatti, responsáveis pela hospedaria, não estavam por lá. Gostaria muito de tê-los conhecido, terá outras oportunidades. A cidade é charmosa demais, procuramos uma pousada e ficamos na Pousada do Felício, chegamos bem cansados por lá. Até então o tempo estava de ameaça de chuva, foi só chegar, tomar um banho e desabou o mundo em água. Choveu bastante e quando já era anoite, a chuva estiou e conseguimos sair para comermos algo pela cidade.
Levantamos não muito cedo, um bom café da manhã já nos esperava, o trecho daquele dia seria bem curto, nos despedimos do Sr. e Sra Felicio e dos simpáticos funcionários. Seguimos para Balneário Barra do Sul.

Hospedaria da Bicicleta

Ainda com resquícios da energia obtida do pão do Lulis, o Antigão quis apostar corrida com um morador local e impaciente com um trem que atravessa a cidade, tive de segurá-lo para não passar por cima daqueles enormes vagões.

O trecho deste dia era bem sossegado, apenas 40km. Logo chegamos em Balneário Barra do Sul. De cara, fiquei encantado com o lugar. Ficamos na casa do Sandro Martins, amigo cicloturista de Joinville-SC. A casa dele é muito aconchegante, ficamos 2 dias ali descansando com os "inquilinos" dele que eram um casal de João de Barro e várias visitas de passarinhos das mais variadas espécies. Fica aqui um grande abraço ao Sandro que cedeu sua casa para nos abrigar, muito obrigado e vou voltar hein!!

No dia de descanso tiramos nossas tralhas dos alforges e colocamos para secar, o Antigão foi pescar "de boa na lagoa" hehe!! Curtimos o dia, tiramos fotos, fizemos um churrasco o Antigão até dançou. Recebemos a visita do cicloturista Antonio Carlos Heil(também do O²Expedição). O Sr. Heil tem um blog interessantíssimo chamado Pedal Melhor Idade, conversamos bastante e o Sr. Heil contando suas experiências de cicloviagens, fiquei interessadíssimo pela Serra do Corvo Branco e na  Serra do Rio do Rastro, que já estão em meu "caderninho de projetos". Obrigado Sr, Heil, pelas dicas, foi um grande prazer conhecê-lo e espero um dia estar ao seu lado em uma cicloviagem.

Emerson, Sr. Heil e Antigão Cicloturista
Estava muito bom estar ali, porém tínhamos de seguir viagem e nossa aventura estava longe de terminar.
Resolvemos sair às 05:00 da madruga, acordamos e... Chovendo torrencialmente!!! Daqui em diante teríamos chuva, mas aí eu conto no 3° e último episódio.