Daqui em diante seria mais emoção, pois com chuva a emoção aumenta... hehe!!
Levantamos às 04:30 para sairmos às 05:00 de Barra do Sul. Chovia Torrencialmente!!
De imediato, respondi... _Sou "Sugar Free", kkkkkkkkk
_E o Antigão, é o que?? _Também sou "sugar free". Vamos encarar essa "chuvinha" aí, pois cicloturista que é cicloturista não se intimida com chuvinha... não gosto de pedalar na chuva, mas vambora!!
_É assim que se fala Antigão, esse negócio de não pedalar na chuva e só tomar aguinha mineral de garrafa não é coisa de cicloturista roots, bora lá molhar as canelas, e por em falar em canelas, o Antigão tá treinado pra fazer Muay Tai hehee, pra frente volto nesse assunto.
Esperamos só clarear mais um pouco, substituí meu Tênisapatilha-SPD pelo chinelão de dedo e bora cair na chuva, ops.. na estrada!! E que estrada, hein... crendeuspai!!
No dia anterior explicamos o trajeto para o Sandro Martins, e eu senti que ele não quis nos preocupar, porém percebi um certo espanto... ainda mais se chovesse. Por fim ele disse, com cuidados, que o melhor trecho seria voltarmos para a BR-280 e acessarmos a BR-101. Olhei no GPS e vi que era uma volta grande. Porém queria ver esse trecho aí, sem acreditar muito na chuva... ledo engano!
Saímos assim mesmo, seguimos pela SC-495 que é de pura terra, ou melhor, areião, só que agora, areião molhado, vulgo cimento hehehehehe!!
Se no seco é difícil pedalar, imagine areião molhado?? Vira uma areia movediça, pesado pra pedalar!!
Senti que o Antigão estava cansado ali, seguimos numa boa, sem estresse com o tempo, tínhamos até às 23:59 do dia para chegarmos em Balneário Camboriú.
A areia entrava no cambio, corrente, boca, olho, cabelo, dobra do sovaco... enfim, era areia pra tudo é que é lado!! De vez enquando eu escutava uns "_áááíííííííí pedal maldito", era o Antigão tomando burduada do pedal na canela, pois com a chuva e areia, fica difícil o pé não escorregar.
Estava frio e chovendo, queríamos muito um café quente, paramos em uma venda e não tinha o café, ôooooo tristeza, porém a água da calha do estabelecimento serviu para o Antigão tomar banho e dar banho na Nanika, hehe!!
SC-495 |
Queríamos acessar o quanto antes a BR-101, pois ali teria mais estrutura e um posto para tomarmos um bendito café.
A chuva não parava e continuamos assim mesmo até Barra Velha, a chuva que estava amena resolveu cair forte. Ligamos todas as nossas luzes e mesmo assim estava difícil de ver o Antigão. Pra piorar, os caminhões passavam e deixavam um spray gosmento que tu não enxergava absolutamente nada. Por segurança, tivemos de entrar na cidade de Barra Velha e ir pela orla da praia. Foi a melhor escolha que fizemos. Na chuva sempre é bom escolher a rota mais segura, quando possível saindo de vias principais de alto fluxo de automóveis e caminhões.
Barra Velha - SC |
Ufa... momento de tensão trocado pela calmaria da orla da praia.
Passamos por Balneário Piçarras, Penha e o sonho dos meninões da minha idade, o famigerado Beto Carreiro World(a Disney dos meninões de hoje). O Antigão iria passar direto mas... EU VI!!! kkkkk. _Uow, estava no Beto Carreiro e de bicicleta... caracas meu.. "sô loco mêmo"!!! Tchá thurum tchum tchum tchá, Béééééto Carreiroooooo!!
Passamos por Balneário Piçarras, Penha e o sonho dos meninões da minha idade, o famigerado Beto Carreiro World(a Disney dos meninões de hoje). O Antigão iria passar direto mas... EU VI!!! kkkkk. _Uow, estava no Beto Carreiro e de bicicleta... caracas meu.. "sô loco mêmo"!!! Tchá thurum tchum tchum tchá, Béééééto Carreiroooooo!!
Tchá thurum tchum tchum tchá, Béééééto Carreiroooooo!! |
Me despedi do Bétão, e seguimos rumo a Navegantes-SC, de onde sairia uma balsa para Itajaí-SC. A chuva não dava trégua, estávamos com cheiro de mofo.
Nanika bolando idéia com a motóca |
Do outro lado é Itajaí-SC |
Faltava bem pouco até nosso destino, e lembram da "fézinha"que fiz lááááá na Vila da Glória, pois então, chegamos em Balneário Camboriú muuuuuuuito antes do previsto, só que chovendo, hehe!!
"Se as pessoas soubessem o quanto tomar banho de chuva faz bem pra alma... amo chuva!! Pedalar na chuva proporciona um prazer ímpar, pois lava a alma".(momento Seu Madruga de "fisolofia")
Em Camboriú fomos recebidos no meio da rua, isso mesmo... NO MEIO DA RUA, pelo Roberto Kist do grupo de cicloturismo Pedaladas, composto ainda pelo Marcelo, Rodrigo e Fernando Cotta. A sorte do Roberto que eu estava atrás do Antigão e segurando a bicicleta no chinelo, pois eu já estava sem freio devido à chuva(+ areia) e o risco de ter causado um atropelamento de um outro cicloturista seria algo pra sair na matéria do Jornal Nacional, kkkkkkkkk!! Passei direto pois não consegui brecar o caminhão, ops... a bicicleta a tempo.
Eu(de chinelo) e o Antigão nas ruas de Baln. Camboriú. Observe a tiazinha com o guarda chuva rosa, kk |
O Roberto Kist muito atencioso, deixou a gente no Hotel Gracher Praia, em Camboriú, onde não foi cobrado diária dos dois pedalantes aqui. Fica aqui nosso agradecimento ao Roberto Kirst e ao atendimento dos funcionários do Hotel Gracher Praia.
Estávamos cansados, eu queria dormir um pouquinho, já que tinha acordado às 04:30. Tomei um banho e capotei na cama. O Antigão, não sei se sob efeito do pão ainda, teve energia de descer e conhecer a orla de Camboriú, eu apaguei.
Pela noite, fomos até a Pizzaria do Roberto, a Pizza Bis(Delivery 3363-9962). O Roberto tem muito bom gosto pela decoração e a pizza é MARAVILHOSA!! Quem for em Camboriú, vá até a pizzaria e peça a pizza de camarão, bom demais.
Logo chegaram o Marcelo e o Fernando Cotta com sua esposa e filha.
Comemos, bebemos e nem conversamos muito de bicicleta e cicloviagens... magiiiiiiiiiiiina!!!
Saímos altas horas da madruga de lá, com uns "guaraná" tomado e muita pizza.
Esq: Antigão, Fernando, sua filha dormindo e esposa. Dir: Roberto Kirst, Emerson e Marcelo |
Fica aqui nosso agradecimento ao grupo Pedaladas, que fazem um cicloturismo desvendando os interiores do estado de Santa Catarina, vale muito a pena conferir no site. Parabéns ao grupo e pedalaremos juntos hein, se Deus quiser!!
Seguimos para o hotel, as bikes ficaram no nosso quarto, deixamos tudo pronto para o outro dia ao qual chegaríamos em Floripa.
Acordamos cedo, nem tããão cedo assim. Tomamos um demorado café matinal e fomos rumo à Floripa.
Confesso que estava bem cansado e o Antigão também, porém via nele o símbolo de superação, um exemplo a ser seguido, admiração total. Grande persona.
O sol resolveu aparecer neste dia, fechando com chave ouro nosso pedal e assim foi. De início, resolvemos seguir pela BR101, sem passar pela interpraias, mas aí pensamos, já que estamos aqui e chegamos até aqui, perderemos uma das melhores partes da cicloviagem?? nãããããããão!!
Seguimos pela Interpraias alegres e saltitantes até que... algumas "subidinhas"(eufemismo, tá Antigão)
Ali é Baln. Camboriú |
Teleférico |
Uow!! |
Pedra rachada |
Uma das 3 "subidinhas" |
Iríamos nos arrepender de não ter ido por aquele paraíso, de lá seguiríamos pela BR-101 até São José-SC e depois em Florianópolis-SC
Um grande vaso |
Belo??? Na onde?? |
Segundo a Carol Emboava, do Giramérica: Floripa é logo ali |
Chegamos em Floripa, o Antigão exausto e com dores na coxa esquerda, com a canela cheia de hematomas, chegou pedalando igual a um "Saci Pererê", com uma perna só. Quando fomos acessar a ponte que nos iria levar à Ilha de Florianópolis, escuto pela "trogentésima" vez : "_AIIIIIIII Pedal Maldito", era mais uma vez o pedal resolvendo dar uma "bitoquinha" na canela do Antigão, só que desta vez o "bichim" tirou sangue.
Ponte de Ferro em Florianópolis |
Antigão sinalizando que está tudo bem com a canela. |
Chegamos em Floripa e quem nos recebeu foi o Fábio Almeida, jornalista e cicloturista, tem o site http://nacolo.com/ sobre cicloturismo. Ele seria nosso Anfitrião em Florianópolis, juntamente com sua namorada Gabriela Grimm, também ciclista e historiadora.
Olha que engraçado, o Fabio é muito amigo do Antigão e no início dos AdHocBikers, fizemos um pedal para Itapecerica da Serra juntamente com o Genésio e o Paulo , isso já fazem uns 3... 4 anos por aí, e nos encontramos novamente ali em Floripa, já que o Fábio trocou a capital paulista pela beleza de Florianópolis.
Fomos fotografados por um morador local, que era conhecido da Gabriela que dizia:
Pra falar a verdade, ficamos em Floripa mesmo. |
Tive a oportunidade de "matear" pela primeira vez com eles, nunca tinha sequer experimentado chimarrão, gostei muito, vou adicionar aos costumes mineiros.
"Mateamos", fizemos churrasco, conversamos sobre.... bicicleta?? Escutamos Led Zeppelin, fomos à praia em Campeche, tomamos umas cervejas... enfim, tudo que dois malucos podiam fazer após sairem de Curitiba-PR e chegarem pedalando em Florianópolis-SC após quase 500km de pura felicidade.
Dando um "tapinha" na sujeira para não sujar o bagageiro do ônibus. |
Em toda a cicloviagem aprendo demais com as pessoas. Muitas vezes pensamos que tudo está errado com o mundo, mas veja, talvez seu mundo esteja pequeno demais. Abra seus olhos e verá que existem pessoas muito interessantes e que a felicidade se conquista com tão pouco, ou melhor dizendo, com simplicidade. Abra a gaiola de sua mente e deixe-a voar. Verá um horizonte à sua frente e terá a brisa que tanto precisa para conduzir sua vida.
Seria a hora de voltarmos para São Paulo, local onde temos raízes. Esse tempo que fico ausente cicloviajando trabalho muito minha introspecção, percebo o quão é importante a nossa família, nossos amigos e nossa comunidade. Vejo que o ego está acabando com o senso de liberdade e que nossa felicidade está no simples.
O Fábio nos levou até a rodoviária e nos despedimos.
Fábio e Gabriela, fico muito grato à vocês pelo abrigo, pelas conversas, pelo churrasco e pelo mate.
Fica aqui nosso agradecimento ao Lulis, seu Genaro, Sandro Martins, Sr. Heil, Roberto Kirst, Marcelo, Fernando Cotta, Fábio Almeida e Gabriela Grimm e à todos que nos ajudaram nesta empreita. Que Deus esteja sempre com vocês os protegendo e guiando, com saúde e felicidade e este é meu desejo de coração.
Nosso agradecimento às empresas Viação Cometa e Viação Catarinense pelo profissionalismo e respeito ao ciclista.
Agradeço ao Antigão Cicloturista pela oportunidade que deste à mim, de acompanhá-lo nesta cicloviagem. Aprendi muito contigo grande parceiro, principalmente o que é DETERMINAÇÃO e SUPERAÇÃO, tu é um grande exemplo e tenha certeza que minha admiração só aumentou, estamos juntos para o próximo e desculpe as brincadeiras.
Agradeço à Deus por mais esta oportunidade de viver intensamente, pois é por Ele que estou aqui relatando tudo isso.
Aos leitores deste blog, fiquem com Deus e até a próxima cicloviagem.
O parceiro Antigão Cicloturista e eu na Rod. do Tietê em São Paulo. |
Parabéns pelo projeto realizado. Tudo começou no projeto e terminou nesta sensacional cicloviagem para vocês dois.
ResponderExcluirQue venham outras!!!!
Marcelo.
Obrigado Marcelo.
ExcluirEspero um dia cicloviajar com o Pedaladas.
Forte abraço
Muito legal o relato e a cicloviagem. Parabéns pelo feito.
ResponderExcluirMarlon
Obrigado.
ExcluirHahaha, subidinha?? O Antigão quase me bateu quando eu disse subidinha, hehehehe!! Gostei demais do litoral Catarinense, espero voltar o mais breve possível. Quando eu for, aviso ao Sr. para que possamos ir juntos.
ResponderExcluirAbraço
Poxa.... que matéria linda de mais. Sou de Curitiba, estou planejando fazer essa rota mês que vem, e pesquisando mais sobre o trajeto encontrei seu blog, muito legal. Se puderes dar mais algumas dicas sobre o trajeto agradeço, meu e-mail é fernandovargas1987@gmail.com. Parabéns.
ResponderExcluirPoxa.... que matéria linda de mais. Sou de Curitiba, estou planejando fazer essa rota mês que vem, e pesquisando mais sobre o trajeto encontrei seu blog, muito legal. Se puderes dar mais algumas dicas sobre o trajeto agradeço, meu e-mail é fernandovargas1987@gmail.com. Parabéns.
ResponderExcluir