segunda-feira, 18 de junho de 2012

Joanópolis

Este final de semana fui conhecer a cidade de Joanópolis, que sempre tive a curiosidade de conhece-la desde de quando fui à Extrema com o Paulo, de bike.. saindo de São Paulo, descrito no relatohttp://adhocbikers2.blogspot.com.br/2011/01/pedal-sao-paulo-extrema-mg.html .
Desta vez fui de carro,com minha noiva, a Bia, seguimos rumo à Joanópolis, porém.. com nossas bikes.
Devido a um planejamento de cicloturismo que fizemos com o grupo, que parte de São Paulo, passando por Nazaré Paulista e Atibaia, resolvi seguir o caminho deste planejamento para ver como era.
Fui pela Fernão Dias até Mairiporã, peguei a saída 65 e segui pela Antiga Estrada de Bragança, até acessar a estrada do Rio Acima, seguindo até a Rodovia Juvenal Ponciano de Camargo.
Sempre digo que, antes de ser cicloturista não sabia dirigir, e saber dirigir não é só engatar a primeira, mostrar destreza no volante igual ao Nigel Mansel ou Ayrton Senna.... dirigir vai além, é ter paciência e respeito no trânsito e utilizar o carro de uma forma consciente e desfrutando o que a natureza pode lhe oferecer.

Esta borboleta prendeu em meu párabrisas, tive de parar o carro imediatamente para salvá-la, ufs consegui graças à Deus. Estava perfeitinha e a deixei em seu habitat.

Chegamos em Joanópolis, e de cara vimos o "Gigante Adormecido" uma montanha de mais 1700m que se parece com um homem deitado

Pico do Lopo ou Gigante Adormecido, da esquerda para direita, começando do pé até a cabeça
 Eu e a Bia, seguimos para a Cachoeira dos Pretos, onde ficamos no Camping Zé Roque, fomos muito bem recebidos pela Cris e pelo filho do seu Zé Roque, o Val. O seu Zé Roque também vive lá, porém, não é quem cuida da parte dos hóspedes ele prefere trabalhar com os bovinos, equinos e aves da propriedade. Uma propriedade extremamente bem cuidada e com um visual estonteante. Um ambiente bem família, com muitas regras para que não vire bagunça, a dica é simples: Se for para fazer bagunça, não vá. O som tem de ser ambiente, manter o local limpo e barulho até as 22horas, são regras que tornam o local um diferencial aos amantes do sossego, como eu.

A queda da cachoeira forma um riozinho, e este passa dentro da propriedade.
Os chuveiros são de serpentina ligados a um forno à lenha, por isso, para tomar banho é necessário acender o fogo, ou ligar antes para a Cris pedindo para ela acender o fogo, o que ela faz com bastante carinho.

Lenha é o que não falta
Bidu
Lago com pedalinho ao fundo a Cachoeira dos Pretos

Fomos para a cachoeira conhece-la pelo fim da queda d'agua, já que no outro dia iríamos com nossas bikes ao topo da Cachoeira. Até chegarmos na base da cachoeira, existem várias pontes, um local bem romântico aos casais, bem florido... aconchegante.

O respeito à preservação da natureza é uma regra, por isso, segue a dica... tenha educação, lixo é na lata de lixo, e selecionando, papeis, plásticos, orgânico, vidro e metais. Faça sua parte.

Essa é a visão de baixo da Cachoeira dos Pretos, iremos subir.

Conhecemos um casal muito simpático que estava em um Motor Home, Marcelo e a Edilaine, eles têm a paixão em viajar, contam suas histórias que nos prendem a saber mais, o Marcelo é aviador, ele pilota aviões e se emociona com seu relatos, e eu contando de minhas aventuras em cima da bike. Ficamos horas conversando, fizemos uma amizade que parecia que nos conhecíamos há muito tempo.
Marcelo, Edilaine, Cris e a Bia
Caindo à tarde, o pôr-do-sol é lindo, não publiquei a foto de propósito, vocês terão de conferir.

Minha Espiriteira funcionando, hora do rango.
Acordamos cedinho, porém, não conseguimos levantar, além de estar um pouquinho frio, o som da Cachoeira, com que a qual dormimos, estava tão bom que resolvemos estender mais um pouquinho deitados.
Tomamos café com o Marcelo e a Edilaine a Cris e a filha do casal a Alexia. Arrumamos nossas bikes e seguimos para o topo da Cachoeira dos Pretos. A subida é ingrime, cheia de cascalho solto e devido à isto tivemos de empurrar um pouquinho as bikes ladeira acima.

Vista antes da queda da cachoeira.
Uma pequena cachoeira que antecede a Cachoeira dos Pretos

Na beirada...

Visual por cima, no topo da Cachoeira.

O Marcelo gostou tanto da minha bike que começou a dar voltinhas pelo camping com ela.

Normas do camping

O Motor Home do Marcelo e Edilaine

A Edilaine resolveu dar uma voltinha na minha bike também
Para finalizar, bolinho de chuva que a cris fez... estava delicioso.
Bem pessoal, é isso aí... mais um relato de um local maravilhoso, mais uma dica para quem gosta de  contemplar a natureza. O camping Zé Roque fica à 18km do centro da cidade de Joanópolis. Segue o mapa no link http://goo.gl/maps/4A5O

Camping Zé Roque - Joanópolis - SP
Coordenadas para GPS 22.963477S 46.172273W
Telefone 11 4539-3416, não tem site.
Valor da diária no feriado de Pascoa: 15,00 reais por pessoa.
Gelo em cubo é vendido no camping a 8,00. Carvão a 8,00 o saco.

Não esqueçam de ligar antes.... e lá o local não é de bagunça, é de descanso.. som ambiente e até às 22horas.

Abraço à todos os amantes do Cicloturismo e até o próximo post.

1. Até o fogo da espiriteira fez um V de vitória! Parabéns Emerson e Cris por essa dica valiosa de passeio. O local é realmente lindo.

Grande abraço!

2. Grande Antigão, devido à escassez de tempo devido ao trabalho, eu a Bia resolvemos de bate pronto ir conhecer Joanópolis, e para ser rápido tivemos de ir de carro até lá, porém levamos as bikes. Já que agora foi me apresentado o caminho, a regra agora é ir pedalando mesmo da próxima vez. O atendimento do Val e da Cris são fantásticos.... vamo pra lá no pedal?? Abraço

3. Poooooooooooxa...vocês foram pelo clássico caminho que conheço.
    Normalmente, saímos do Tucuruvi, subimos a Sezefredo, passamos por Mairiporã e daí é tudo igual à trip de vocês.

Em 2010, fiquei na Pousada São Lourenzo, a pousada da Dona Lucila, uma senhorinha gente-fina. Já em 2011 fomos pra cidade mesmo e ficamos no Albergue Casarão, o Albergue da Dona Tuca.

Essa história do Camping chamou a atenção...veremos se da próxima vez rola conhecer o lugar!

Belíssimo viagem, parabéns ao casal!

4. Parabéns pelas fotos e relato.
    Ótimo lugar para chegar num sábado pela manhã, pegar a bike e dar uma volta pela região. Voltar no final da tarde para fazer um jantar legal e dormir na barraca ouvindo as águas da cachoeira rolando pelo riacho.
    Muito bom mesmo...

Abraços
    Marcelo
    www.pedaladas.com.br

5. Conheço a Cachoeira dos Pretos.. muito show..

acho que tenho um relato no meu blog..

Normalmente fazemos de São Francisco Xavier até lá, um pedal puxado não indicado para iniciantes