domingo, 15 de julho de 2012

Pedal São Saulo - Nazaré Paulista - Atibaia...

Mais uma cicloviagem realizada e mais uma dica de roteiro aos apaixonados por Ciclo-Camping....
O destino desta vez foi Nazaré Paulista no primeiro dia e Atibaia, no segundo.

Eu saí da Zona Leste, iria com o Testi , porém, ele não foi devido à um acidente que acabou impossibilitando de realizar o pedal.... melhoras aí Testi!!!

O Gê e a Josi, saíram da Zona Sul, do Capão, e seguiram até a rodoviaria do Tietê, local em que nos encontraríamos.
         Seguimos pela Av. Zaki Zarchi até a Av. Guapira, dando acesso à Rod Fernão Dias. Logo de cara iniciava-se a subida da Cantareira até o Túnel da Mata Fria, foram aproximadamente 12km de subida saindo de 730m para 1000m.
Moramos dentro daquela névoa preta logo à frente

Passamos pelo pedágio em Mairiporã, sem pagar é lógico, acessamos a saída 65 que nos leva à uma rotatória...na rotatória, na segunda entrada à direita, é a Antiga Estrada de Bragança, continuação da Estrada do Rio Acima.

O clima estava favorável ao pedal, apesar do sol e céu de brigadeiro, não estava tão quente e às 10:30 da manhã já estávamos na Estrada do Rio Acima e já com 60km em meu ciclocomputador.

A Estrada do Rio Acima é bem aconchegante, apesar de ser de mão simples mas com belas paisagens e muito apoio de bares e lanchonetes para abastecermos nossas caramanholas e comida. Ela tem muitas subidas e descidas, por isso é bom ter um mínimo de preparo físico pra encará-la já que estará cansado devido à subida da Cantareira.

Ao fim da Estrada do Rio Cima, após 25km desde a Fernão, chegamos na Rodovia Juvenal Ponciano de Camargo, sentido Nazaré Paulista, e pedalamos mais 7km até o Restaurante do Candinho, que é no alto e no centro de Nazaré Paulista, local que fomos bem atendidos e comida muito boa.

Após o almoço e descansarmos um pouco sabíamos que estávamos próximos ao fim do 1° dia, só 4km agora até o Camping da Tia em Nazaré Paulista.

O Camping da Tia fica no km 51, sentido Jacareí. Como estávamos vindo de Nazaré Paulista, quando acessamos a Rodovia D.Pedro, pedalamos nela no acostamento por 1,5km em sentido à Jacareí. O Camping da Tia tem coordenada GPS -23.175714, -46.383998 e o telefone de lá é (11)63840757. Vale muito a pena, a represa é uma maravilha. Já era fim da tarde, montamos nossas barracas e demos um mergulho na represa em Nazaré Paulista, contemplamos o lindo Pôr-do-Sol e demos graças à Deus por mais aquela oportunidade. Sensacional.

Acendemos a espiriteira à álcool e o Gê preparou um caldo verde para enfim descansarmos. As espiriteiras são artesanais, feitas com latas de cerveja, como mostra no link "Como Fazer sua Espiriteira"

O dia amanheceu estranho, com nuvens sugestivas de chuva, ficamos apreensivos pois estávamos preparando as coisas para irmos para Atibaia, na Pedra Grande, o que seriam 23km.

Entrada do Camping da Tia
           O Gê me perguntou o que eu achava, não sou muito confiável, pois adoro chuva, haha!! Ligamos para o Vitor e o Fernando que são de Itatiba, e nos encontraríamos em Bom Jesus dos Perdões para almoçarmos.

Chegamos primeiro em Bom Jesus dos Perdões pela Av Matias Lopes, que é paralela à Rod. D. Pedro. Fomos conhecer a imponente igreja de Bom Jesus dos Perdões de apenas 305 anos, é linda e muito conservada. Conhecemos o guarda da igreja, o seu Pedro, de 82 anos e muito fiel às tarefas da igreja. Nos contou várias histórias de sua vida e de como mantem tanta saúde... também pudera, morar naquela cidade e viver 100 anos é fácil... cidade linda e aconchegante. Seu Pedro nos indicou uma sorveteria, que fica atrás da igreja, e um restaurante que fica na rua paralela, em sentido à Atibaia, logo que o Fernando e o Vitor chegaram, seguimos para matar a fome.

O almoço, um PF bem servido com costelinha a R$8,00 foi o combustível para o restante do pedal, entorno de 10km até a Pousada Pedra Grande Atibaia GPS(-23.154862,-46.512465). Antes de chegar à Pousada, enfrentamos uma subida de "arrancar pica-pau-do-oco"... como diria minha vózinha.... mas vencemos com muito bom humor e zueiras até chegarmos.

Fomos muito bem atendidos na recepção e logo seguimos para a área de camping para armarmos nossas barracas. O barulho dos trovões ditava como seria a noite, tentamos até fazer uma fogueira, porém, a chuva não deixou. O Gê, devido ao costume de só pedalar, esqueceu como se anda à pé e torceu o pé... nos deixando um tanto preocupados... enfim.. aquela noite não estava tão positiva.... mas ainda bem que o Gê não fraturou nada e já está bem.

O Fernando com frio... até ofereci uma meia grossa... hahaha

A foto ficou péssima, mas mostra Eu, Vitor, Fernando, Gê e a Josi

A noite choveu demais, ficamos entocados dentro de nossas barracas, mas trocando idéias e piadas... até o sono bater. Minha barraca passou no teste e indico à todos que queiram iniciar o campismo é uma Falcon 2 da Nautika, de apenas 1,8kg e espetacular para cicloturismo.... mas não serve para condições extremas, tipo.... neve ou ventanias!!
            Devido às condições climáticas, decidimos voltar antes, o pé do Gê estava inchado e em comum acordo voltamos logo pela manhã. Infelizmente não subimos o topo da Pedra Grande, mas de ter ido até ali e sentido o prazer de viver o que Deus nos deu, já valeu a pena.
            A Pousada e o atendimento são muto bons, recomendo....

Volta de Atibaia até o Metro Tietê
            É isso aí galera, vou ficando por aqui, espero que este post ajude vocês a programarem este pedal, que vale muito a pena. Saudações cicloturística e até o próximo post.