quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Circuito - Trilha Rio do Ouro e Mirante - Paranapiacaba

Neste relato, vou passar uma grande dica aos que curtem trilhas, de bike.
Já faz algum tempo, tinha escutado de um amigo sobre a Trilha do Rio do Ouro, em Paranapiacaba. Pois bem, fui fazer minha pesquisa na internet e poucos relatos me deixou um tanto inseguro ao realizar tal proeza. Tentei encontrar alguém que conhecia a trilha, mas sempre que dava para mim, não dava para o colega "guia", foi aí que depois de ler "estes alguns poucos artigos", resolvi ir... com a Bia... que também não conhecia o caminho. Pelo menos não iria me perder sozinho, né... : /

Partimos de trem da estação Utinga até Ribeirão Pires e queríamos fazer tipo de um Circuito, de Ribeirão Pires, acessando a rodovia Indio Tibiriçá até a Estrada Velha de Santos(a rodovia Caminho do Mar), a Estrada de Mogi das Cruzes(terra/asfalto/terra), a trilha Rio do Ouro e voltarmos até a estação de trem Rio Grande da Serra. Segue o mapa no link do Bike Map (ps. analisar no modo mapa satélite)

Meu conselho é que quem for de trem, desça em Rio Grande da Serra e faça o circuito ao contrário deste do relato, ou seja, em sentido horário, pois eu fiz anti-horário. A rodovia Indio Tibiriçá tem vários restaurantes, e pelo horário em que irão voltar, tem várias opções para almoçarem e isto é extremamente relevante.

Pois bem, o dia era bem promissor, apesar da semana ter sido de chuva, o dia parecia que iria ter muito sol. Saímos bem cedinho, o nevoeiro é característico nesta região da Zona Leste, visto que estou ao lado de Santo André, e aquele friozinho no começo de pedalada é dolorido. De minha casa até a estação Utinga é muito perto, e muito rápido, já estávamos em Ribeirão Pires.

A Rodovia Indio Tibiriça, embora muitos a criticam, gostei muito de pedalar nela, acostamento limpo e pouco fluxo de carros, pelo menos neste dia, além de boas imagens. Seguimos nela por 14km até a Estrada Velha. Do trevo, ali no Estancia Alto da Serra, até a entrada da Estrada de Mogi das Cruzes são aproximadamente 5km, passando a entrada do Clube de Golfe é a próxima à esquerda.
Essa é a entrada do Clube de Golfe, a entrada da Estrada de Mogi das Cruzes é a próxima à esquerda... depois daquela placa azul, ali atrás da Bia.
Essa é a entrada da Estrada de Mogi das Cruzes

Já na estrada Mogi das Cruzes, do acesso da Caminho do Mar até a entrada da Trilha Rio do Ouro, serão mais 4km aproximadamente, a entrada é logo após o Sangradouro do Pequeno Perequê
Sangradouro

À direita é a entrada da Trilha Rio do Ouro

O acesso à trilha é bem fácil, pois é a única entrada à direita que é um cruzamento, que é a Rua Um(visto só no mapa modo satélite) Na Trilha do Rio do Ouro, tem de tomar um pouco de cuidado, pois tem de entrar na segunda entrada à direita(aproximadamente 2,3km após à entrada da trilha), que é uma baita subida. Quando fui, segui errado à esquerda e acabei indo para uma descidona... que é o caminho errado. Tomem este cuidado!!!!
Foto mostrando a 1° à direita, mas NÃO É ESSA ENTRADA!! É a próxima!!
Na 2° à direita, isso mesmo, nessa "subidinha" aí!!!
Não siga pela esquerda, na foto anterior... aí eu estava perdido, se liga na descida que tive de encarar... o pior foi a subida para retornar....
Após subidas e descidas, chegamos ao riozinho que cruza a estrada... tomamos água do rio mesmo, e continuamos até o topo do Mirante( ref. GPS -23.83248,-46.437557), local este, em que descansamos um pouco e contemplamos o visual. Lá de cima, dá para ver Guarujá, Santos, São Vicente e os navios, que para nós, eram barquinhos!!!

Coloca no Googlemaps -23.83248,-46.437557, vai ver esta torre!!

Voltamos um tanto cansados, novamente na Estrada de Mogi da Cruzes, sigam sempre nas bifurcações à direita, vocês irão sair em uma portaria, em frente à empresa Solvay, após 9km aproximadamente. Da Solvay serão mais 4km até a estação Rio Grande da Serra.

O total do circuito é de aproximadamente 45km, a altimetria é relativamente tranquila, exceto na trilha que tem algumas subidas, mas nada muito tenso.
O rolê é muito bom, só quem já fez sabe... um pedal que vale muito a pena conhecer. Não esqueçam que é área de Mata Atlântica e existem animais nativos, não joguem lixo no caminho... por favor, mantenham o ambiente saudável.
Espero ter contribuído deixando mais claro o pedal com estas informações.(Ps: vá com pneus preparados para terra)

Valeu Galera... até o próximo post.